sábado, 20 de outubro de 2012

O pastor e a sobrecarga de atividades


"... O coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo..." Ec. 8.5,6.

Fato, nestes 10 anos de ministerio pastoral, nunca soube o que foi viver sem sobrecarga de atividades.
Nesse período conclui duas faculdades (antes de ser pastor já tinha outras duas) e um mestrado, aprendi dois idiomas e escrevi 5 livros, estes a espera de serem publicados.
No momento pastoreio uma igreja com mais de mil membros e dou cobertura espiritual a ministérios em outras régioes do Brasil e do exterior alem de ser professor, lecionando nos cursos de letras, comunicação social e teologia. Estou a concluir o curso de direito e iniciando o doutorado em sociolinguistica.
E a mais disto sou esposo, pai e filho com o dever inalienável de cumprir o que esta escrito em 1 Tm 3.1-7; 5.8; 2 Tm. 4. 1-5; tt. 2. 1-10, etc.
Porém o viver sobrecarregado estava presente na agenda dos apóstolos, e do proprio senhor Jesus Cristo. "E Ele lhes disse: vinde repousar um pouco, a parte, num lugar deserto; porque eles nao tinham tempo nem para comer". Mc. 6.31.
Portanto um verdadeiro apóstolo nao pode viver sem essa sobrecarga de agenda e atividades. No entanto a algumas atitudes que podem aliviar essa pressao e nos fazer mais produtivos.
Organização do tempo. Distribua regularmente o tempo que dispõe estabelecendo prioridades, ou seja, as primeiras coisas em primeiro lugar.
Costumo tirar pelo menos quatro horas do meu dia para me dedicar exclusivamente a minha esposa e meus filhos. Nesse período brinco c eles, leio e ensino principios bíblicos, acompanho tarefas escolares e me divirto muito.
Desligo a televisão e deixo de lado o iPad. Dedico tempo de qualidade para eles visitando meus pais e co partilhando a vida.
Dormir bem. Um descanso satisfatório e fundamental para a produtividade física, emocional, intelectual e espiritual. Costumo dormir 8 horas por noite e nao durmo a tarde. Acordo disposto e pronto para as outras 16 horas do dia.
Ter uma visão clara da vida. O ministério apostólico de ganhar almas e edifica las e a minha missão e minha visão. Nao desperdiço meu tempo naquilo que nao contribui para esse chamado, nao vou a shows que nao me contribuem, nao passo noites em branco sem produzir, tenho um círculo seleto de amigos que me edificam e com quem compartilho a visão. E nao compartilho minha visão com quem nao a merece.
Oração. Esse e o principal combustível da minha caminhada. Meu tempo de oração me revigora e me enche de paz e unção. E no meu devocional que desenvolvo as ministracoes que inspiram e edificam a igreja. escrevo artigos, livros, poemas e matérias.
Leio compulsivamente, sempre estou com um livro a mão. E para aproveitar mais o tempo estou contratando um acessor-motorista, pois enquanto no trânsito estou produzindo e nao com as mãos ocupadas na rotina.
O tempo e um dom de Deus, nao podemos desperdica-lo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Expectativas corretas

Na rotina da vida nossas tarefas diárias procuram nos tirar a comunhão com Deus, pelo seu Espirito q hábita dentro de nos. A desenfreada busca pelas riquezas, o desejo do bem estar, as rusgas dos relacionamentos, os problemas diários são circunstâncias q produzem a frieza espiritual. Nossa mente eh o principal campo de batalha, lá eh q a desistência, a depressão, a ansiedade e a frustração se estabelecem nos pressionando a cair e falhar.
O apóstolo Paulo nos orienta a pensar nas coisas lá do alto onde Cristo vive e esta a destra de Deus. "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra". (Colossenses 3:1, 2 ARC)
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". (1Coríntios 15:19 ARC). Nossas expectativas devem estar em Deus, em suas promessas q são para esta vida, mas principalmente p o porvir!