domingo, 21 de setembro de 2014

O outono do general.

Estratégia de guerra? 

O general só tem oitenta homens e o inimigo cinco mil. Em sua tenda, o general blasfema e chora. Então escreve uma ordem do dia inspirada, que pombos correios espalham sobre o acampamento inimigo. Duzentos infantes passam-se para o general. Segue se uma escaramuça que o general vence facilmente, e dois regimentos se passam para o seu lado. Três dias depois o inimigo tem somente oitenta homens e o general cinco mil. Então o general escreve outra ordem do dia e setenta e nove homens passam se para o seu lado. Só resta um inimigo, cercado pelo exército do general, que aguarda em silêncio. Transcorre a noite e o inimigo não passou para o seu lado. O general blasfema e chora em sua tenda. Ao amanhecer, o inimigo desembainha lentamente a espada e avança em direção a tenda do general. Entra e olha para ele. O exército do general se dispersa. Sai o sol. (Julio Cortazar, tema para uma tapeçaria). 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mensagem para as células mês de setembro e outubro

Relacionamentos curados para um discipulado autêntico 

Jesus e os discípulos no caminho de Emaus. LC 23.13, ss.

Parte 1

ATITUDES PARA UM DISCIPULADO EFICAZ

Introdução 
Jesus morreu e ressuscitou. Os discípulos se dispersaram com diferentes reações: Pedro voltou a pescar, Tome duvidou, judas se matou e os dois discípulos no caminho de Emaus se decepcionaram e voltaram para Emaus de cabeça baixa. Vejamos o que Jesus fez para resgatar esses discípulos:

1) Jesus se importou com eles. Apesar de ja ter cumprido sua missão na cruz, Ele não deixa seus discípulos para trás, não os abandona, pelo contrário procura cada um deles para animar-lhes o coração.
2 Jesus se aproximou deles. Não há discipulado sem aproximação, quem não gosta de gente não gosta de discípulas. 
3) Jesus permitiu que eles chegassem perto. Durante todo o seu ministério terreno Jesus alcançou as multidões, teve um ministério altamente popular, mas jamais deixou de dar atenção específica aos discípulos.
4) Jesus deu total atenção para o que eles diziam.
Ouvir com os ouvidos da atenção.
Olhar com os olhos da atenção. Se você ouve sem olhar para as pessoas não da atenção total e isso faz falta no verdadeiro relacionamento de discipulado.
Sentir com os ouvidos do coração, "alegre se com os que se alegram, chore com os que choram". 

Conclusão: o discipulado de Jesus era integral, pleno e constante, e isso fez toda a diferença na propagação da visão do evangelho. 

Parte 2.

A IMPORTÂNCIA DE CAMINHAR JUNTOS NO DISCIPULADO

Introdução: A distância entre Jerusalém e Emaus era de aproximadamente 10 km. O caminho de Emaus representa a caminhada de discipulado que deve ser feita com as seguintes atitudes:

1) esteja ao lado do seu discípulo. Quando estamos ao lado estamos acessíveis, próximos, humildes e no mesmo nível do discípulo para que ele entenda a visão.
2) o discipulado da distância e da posição nao produzem discípulos e líderes.  Um dos erros de alguns eh querer discípular a partir da posição que tem, o pastor no púlpito e o discípulo em baixo, o comandante na torre e o soldado no campo de batalha, o professor no quadro afrente da sala e o aluno sentado no fundo da sala. O modelo de discipulado por posição não funciona, eh permeado de 
Repreensões vazias, arrogância, orgulho e máscaras. 
3) Caminhar juntos exige esforço e trabalho árduo e duro. Jesus caminho 10 kilometrros com aqueles dois discípulos, pagou um preço árduo para resgata los. O discipulador não mede esforços e visitar, caminhar, atender telefonemas, ler mensagens ou ouvir o discípulo em todos os. Momentos da vida.
4) Caminhar juntos fala de companheirismo a longo prazo. Há discípulos que quando conseguem um título de líder ou pastor se afastam do seu disccipulador pois acham que "o que tinha pra ganhar com ele já ganhei", e depois o abandonam, trocam de discipulador ou se juntam alguém que por ter mais projeção de poder ou midiatica pode lhe beneficiar mais. Jesus caminhou com aqueles discípulos até o fim e eles valorizaram esse compromisso ao dizerem "fica conosco Senhor!".

Conclusão: esforce se por ir até o fim na longa jornada do discipulado pois a recompensa eh certa e vem do justo galardoador que eh Jesus!