quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PROJETO ESTRATÉGICO DE CONQUISTA DOS DISCIPULOS

MAPEAMENTO ESPIRITUAL

INTRODUÇAO: Reconhecer as relações que existem entre o contexto urbano, onde estamos e as igrejas que pastoreamos na cidade. Damos mais atenção aos nossos próprios problemas internos e institucionais do que ao contexto social e cultura onde estamos inseridos.

I EXPLOSAO URBANA E A IGREJA.
Conceitos errôneos por trás do discurso e pratica das igrejas com relação às cidades e à urbanização:
"A cidade, em si mesma, define-se como má e pecadora. A igreja deve se isolar da sua maldade e escapar de sua contaminação moral". A igreja deve enxergar a cidade como objeto do amor de Deus, e enxergar-se como sinal e instrumento de redenção, paz, esperança e justiça para a cidade. (Rm. 8. 12-22).
"A igreja é impotente diante dos problemas que confrontam a sociedade brasileira. Não se pode fazer nada diante dos problemas sociais da cidade". Sendo assim, as comunidades cristãs se esquecem de falar e enfrentar os problemas nacionais e internacionais.
A CIDADE URBANA É REALIDADE DO SECULO XXI
Este século será o século das cidades. Mais de 80% da população brasileira vive na cidade. Cidades policulturas, cosmopolitas. A igreja está em mix com a cidade.

A IGREJA NO CONTEXTO URBANO.
É chamada a preservar, transformar e criar novas possibilidades para a cidade, numa missão diaconal.
Ação sócio – diagonal da igreja: participar da vida, conflitos, temores e esperanças da sociedade.
Amor de Deus expressivo de tal maneira que “contribua eficazmente para o alivio da dor humana.

PORQUE PESQUISAR A IGREJA NA CIDADE.
A pesquisa – a coleta de informações para uso na tomada de decisões.
Objetivo da pesquisa: Conhecer onde estamos, qual o nosso potencial, até onde temos avançado. Para onde estamos indo? Etc.
Objetivos específicos: apresentar as necessidades de oração no lugar e o contexto onde desenvolvemos nossa missão. Produzir planos de ação e projetos efetivos que se centram no cumprimento integral de grande comissão; ter os fatos, ou quadros verdadeiros a fim de sermos bons mordomos da graça de Deus.