sexta-feira, 7 de junho de 2013

A violência que atinge todos nos.


As vozes clamam por paz, por todos os cantos da cidade. Manaus, especialmente desde o começo desse ano tem se escandalizado com crimes bárbaros, animalescos e monstruosos que colocam a sociedade nos patamares mais primitivos das civilizações.
No caso conhecido como "Familia Belota", mae e filha foram brutalmente assassinadas por asfixia e com sinais de abusos físicos por jovens de classe media.
Nem mesmo o cachorro de estimação da família foi poupado da barbárie, sendo morto e dependurado na parede amarrado em um cinto. O pai do mentor do crime também foi encontrado morto, com as mãos amarradas e sinais de estrangulamento. Provas claras de que houve execução, cruel, fria, dolosa e calculadamente planejada.
A frieza com que os agentes do crime se comportaram diante da descoberta, o comportamento na cadeia, sem arrependimento ou pudor, apresentam a sociedade um tipo de comportamento cruel e desprovido dos sentimentos básicos de um ser humano.
Mentes criminosas tem sido objeto de estudo no campo da sociologia, psicologia e do direito, sendo pauta da mídia e denunciando uma sociopatia. Desafio para a ciência, mas também um teste de lucidez para a sociedade que diante de crimes bárbaros eh tentada a conceber a triste idéia da pena de morte e o que eh pior, de fazer justiça com as próprias mãos.
Em outro fato lamentável, corpos decapitados foram encontrados dentro de malas no leito do Rio Negro, as margens de Manaus. Cabeças separadas dos corpos, membros separados dos troncos, trocados em malas diferentes, com sinais de tortura e crueldade que aterrorizam as mentes solidarias e cristãs da sociedade. Traficantes que usam os princípios do jus naturale, para fazer justiça com as próprias mãos, julgando, torturando, condenando a morte e confrontando a autoridade do Estado.
Há uma guerra entranhada dentro da cidade, oculta, mas com resultados notórios, que leva para longe a inocência e a capacidade de desenvolver uma sociedade justa, solidaria e crista. Como na frase de James Joyce em Ulisses: ""Então veio o chamado das armas e ela foi virgem, esposa e viuva em um mesmo dia". Esse e o retrato da Manaus que tem perdido sua inocência, juventude e sonhos em um só dia.