sábado, 18 de janeiro de 2014

CITAÇOES DO LIVRO: A FILOSOFIA DA ADULTERA, DE LUIS FELIPE PONDE. baseado na obra de Nelson Rodrigues.

1. A ADULTERA.

"DESEJO É ESCRAVIDÃO E TEMPERAMENTO É DESTINO". com o tempo o temperamento se transforma em caráter.
A culpa e o pecado são os maiores aliados dos desejos que existem.
A prostituta não é a primeira profissão do mundo, mas a sua vocação mais antiga.
A adultera revela o fracasso de toda moral porque a interdição apaixona. Torna-se objeto, coisa que se deixa mandar.
Pensar através da adultera é , antes de tudo, uma confissão de desejo pela mulher na sua condição de filha de Eva. Aquela primeira infiel.
Em "perdoa me por me traíres" o marido traído afirma que "não se abandona uma adultera". Nesse caso a adultera seria vitima e não culpada.
Sexo demais é falta de amor.

2. O SOFRIMENTO.

Em Nelson Rodrigues o sofrimento é condição de possibilidade de conhecimento.
O sentido de se angustiar ou apodrecer, para Nelson, sofrer nos garante a condição de sermos humanos. Pois segundo Cioram: "a dor emancipou a matéria do sonambulismo do átomo e fundou a consciência".
O sofrimento é algo que tira o homem da covardia e da condição de sonambulo na vida, porque o fez sentir o quão urgente é dizer a verdade num mundo que optou pela festiva como modelo de vida e conhecimento.
Tudo o que é apenas politico não é serio. No fundo de um drama politico ha um drama moral ou religioso.
Quando vira apenas politica é porque desidratou aquilo que ali era uma verdade profunda, ou seja, perdeu a essência.
O corpo, enquanto desejo, é um órgão do tédio. Ao contrario do que os sacerdotes da imbecilidade contemporânea afirmam, a realização do desejo não resolve o problema essencial do vazio do corpo.
O corpo é o lugar do tédio porque nos leva ao limite da validade do gozo, contra as modinhas que pensam a vida como uma idiota balada.
Confiar no desejo do corpo é como pensar que, porque temos sede, podemos beber água o tempo todo como sentido da vida.
Devemos sim, ter medo de ser feliz!
O que dizer de um homem impotente? O Viagra é mais importante do que duzentos anos de marxismo.

3. O MEDO.

Temos medo porque somos frágeis. Somos mesmo frágeis, por isso ser um ex-covarde nos termos de Nelson, é não ter medo de sofrer.
Quanto mais medo, mais mentimos. Um medo quase invisível, aquele que todos que querem agradar e serem amados tem.
o retardamento é um modo de enfrentar o medo. os alunos passam a dominar os professores e os filhos a dominar os pais.
Jovens que não sabem arrumar o quarto convencem todo mundo de que devemos rearrumar o mundo. Quem sabe no novo mundo os quartos se arrumem sozinhos.
É estranho que normalmente quem defende os animais defenda o aborto, assim como quem come um pedaço de pizza.
Medo da esquerda do politicamente correto que quer quebrar a espinha dorsal do debate publico, fazendo todo mundo ter medo de falar, escrever e pensar. a esquerda feminista, que quer todos os homens castrados. a ditadura gay que acha que todo mundo é gay. A ditadura inteligentinha que toma vinho chileno.

4. O CANALHA INSTITUCIONAL
É o que fala sempre no coletivo, esmaga todos a sua volta, cuspindo regras e decisões coletivas cujo objetivo é apenas se esconder de seu medo maior, sua mediocridade individual.
O enfrentamento individuo-individuo é seu maior medo, porque sua individualidade é nula. Ser individuo é um ônus que poucos suportam.
Os verdadeiros indivíduos são caçados como lobisomens por todos os lados pelas artimanhas dos canalhas institucionais, verdadeiros inimigos de qualquer coragem criativa no mundo.
O institucionalismo adora a covardia, porque sempre andam em bando.

5. JOVEM.

Nada pior do que o poder do jovem. Os jovens sempre tem razão porque são jovens, e com isso se destrói a própria possibilidade da juventude, que é se enganar e pedir desculpas pela falta de experiencia de vida.
A unica possibilidade de alguém ser jovem é que alguém o diga que esta errado, que nada sabe. Por isso Nelson lhes aconselhava: envelheçam.

5 CRITICA SOCIAL.

A MILITANTE DE CLASSE MEDIA: Recicla lixo e se diz preocupada com as vitimas da ditadura, mas no fundo de fato é uma incompadecida. Incapaz de sofrer por qualquer que seja um ser humano real, ela suspira pela injustiça social do alto do seu apartamento nos jardins.
São o que Nelson chama de "amantes espiritual de Che", ou seja, uma das marcas de mulheres socialmente emergentes. Fingir que sofrem pela injustiça social, é uma das marcas de pseudossucesso economico, assim como uma bolsa Prada ou Louis Vuitton falsa.

(CONT. EM BREVE).

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mensagem para as celulas, Agosto de 2014


Ministracao 1.

Celulas e a visão de cuidar das pessoas. 1 Pe. 5. 2.

Introdução:
O que aconteceu com a idéia de que todos os crentes são sacerdotes?
Pastorear significa tanto suprir as necessidades quanto cuidar das suas feridas, traumas e duvidas.

1) O Espirito Santo confiou a voce o ministério de cuidar.Cuidem das ovelhas. Cuide das pessoas que estão com voce.
2) cuide das ovelhas nao por obrigacao, mas de livre vontade. Nao faca nada de ma vontade, pois assim nao sera bem feito, faca com amor e gratidão a Deus.
3) cuide das pessoas sem intenção de lucrar. Há alguns que querem cuidar só de pessoas ricas ou ligadas a elite social. Jesus pregou para os pecadores e a eles deu atenção, pois os sãos nao precisam de médicos e sim os doentes. Mt. 9.12.
4) cuide das pessoas nao como dominador ou manipulador. A alegria do discipulador eh ver que seu discipulo nao precisa mais dele, já consegue caminhar com as próprias pernas e cuidar de outros.
5) cuide das pessoas com o desejo de servir. Quando servimos nos completamos, ensinamos pelo exemplo e constrangemos os discípulos a também servirem como foram servidos.

Conclusao: Você esta na visão, então Isso significa que voce tem uma missão maravilhosa, cuidar dos discípulos um a um. Então mãos a obra! 2014, o ano do discipulado um a um!

Ministracao 2

O Espirito Santo lhe estabeleceu como um modelo p os discípulos. 1 pe. 5. 3.

introdução: há um provérbio popular que diz: "as palavras movem, mas o exemplo arrasta". A forca do testemunho e exemplo pessoal eh fundamental no discipulado um a um.

1) O líder dominador nao pode ser exemplo. Eh aquele que concentra tudo em si com medo de perder o poder, sua arrogância e soberba oprime o mais simples e humilde. Por orgulho quer fazer dos discípulos seres sem alma, subservientes. Há uma grande diferença entre ser servo e ser servil. Queremos uma geração de servos com autenticidade e auto estima curada e nao manipulados, sob a opressão de um ditador.

2) O líder invejoso nao pode ser exemplo. Quando o Espirito Santo desceu sobre os 70 no deserto, dois deles passaram a profetizar desde o arraial, os discípulos de Moisés pediram q os repreendesse, mas Moisés nao aceitou o argumento da inveja e disse: "quero que todo o Israel profetize". E nao apenas uma elite.

3) o líder acomodado nao pode ser um exemplo. A célula e o discipulado nao pode ser conduzido por "um boi cansado na frente da carroça". Tem que ser um lider dinâmico, animado, visionário, humilde e trabalhador. Se o discipulador nao se dispor a discipular, como o discípulo vai se levantar?

4) o lider eh um exemplo:
Quando eh o primeiro a se dispor. Em consolidar, em se levantar, em dar a oferta do valente, em vender cotas, etc.
Quando eh o primeiro a chegar e o ultimo a sair. Disponibilidade.
Quando vive o que prega.
Quando ama as ovelhas a ele confiadas.

Conclusão: seja um exemplo no discipulado um a um que vai dar certo e o resultado sera rápido e maravilhoso.

Ministracao 3.

O "cuidar" na visão. I Ts. 2.7

Introdução. Cuidar e discipular são duas coisas diferentes. Cuidar eh pastorear e nutrir individualmente o discipulo. Discipular eh ensinar e unir as ovelhas na célula, geração e igreja. O pastorado equilibrado ocorre quando o cuidado e o discipulado tem a mesma ênfase na célula.

1) Cuidado emergencial: reação imediata na crise. Gl. 6.2 " levar o fardo um dos outros".
Ex. Um irmão sofreu um acidente e fez duas ligações: uma para o samu e outra para o líder da célula. A célula foi a primeira a chegar.

2) Cuidado como reabilitação. Há lideres que tem prazer em disciplinar, ler a lista de disciplina, faz uma oração insensível, depois abandona o discípulo a própria sorte e acha que fez tudo. O cuidar eh uma atenção prolongada depois da crise, acompanhar diariamente a recuperação.

3) Cuidado a longo prazo. Apoio para toda a vida. Há pessoas que precisam de um cuidado constante e especial. Ex. As viuvas judias de fala grega (átos. 6.3) e os Viciados em drogas. Porem, saiba que devemos ajudar a carregar as pedras pesadas (fardos) mas cada um deve carregar a própria mochila (carga).

4) O cuidado pastoral mutuo. Qualidade de vida espiritual.
O visão celular eh uma experiência de comunidade e apoio mutuo, e nao de liderança solitária de um grande rebanho. O ministerio mutuo eh a única maneira de uma célula viver tanto o cuidar quanto o discipular.

Conclusão. Envolva se em cuidar e discipular. Assim como um recem nascido precisa de cuidados, assim também o novo discipulo. Vamos cuidar.


Ministracao 4.

O DISCIPULAR, 1 Tess. 2.10.

Introdução: Diferente de cuidar, discipular ocorre em uma certa distancia entre discipulo e discipulador. Eis algumas características do que eh discipular:

1) eh servir intencionalmente de modelo.
Ap. Paulo: "sede meus imitadores...". 1 Co. 11.1.
Em 2 ts. 3.9 Paulo, Silas e Timóteo se sustentariam fazendo tendas " p que nos tornássemos um modelo p ser imitado por vocês.
"eh necessário vida convertida para converter vidas".

2) eh pastorear intencionalmente. Alimentar periódicamente todo o rebanho na célula ou geração.

3)Eh viver a visão nas celulas. A visão da catedral Canaa: "ser um referencial profético do Reino de Deus, transformando pessoas nao religiosas em seguidores de Cristo comprometidos".

4) Eh ensinar o discípulo a ser um mordomo fiel da obra de Deus. E despenseiros da sua multiforme graça.

Conclusão: eh necessário equilibrar cuidar e discipular para que a visão cresça levando o evangelho todo, para o homem todo, todos os dias e em todos os lugares.