domingo, 22 de novembro de 2009

A alma da Cidade em 'Nova suburbios'.

O plano estratégico de conquista da cidade consiste, primordialmente, em fazer um estudo sobre a personalidade da cidade levando em consideração os registros históricos, as decisões de seus governantes, as produções literárias e de expressão cultural, dentre outros fatores. Em linha com esta perspectiva é que me dediquei à leitura de alguns livros de poetas da regiao, dentre eles o livro "Nova suburbios", do jornalista Aldisio Filgueiras. O autor com um olhar eminentemente urbano apresenta as características de Manaus, como : "o fim do mundo, já se pode vê-lo, e se revela, a curto prazo no rio e na rua".

Para fazermos o mapeamento espiritual da cidade é necessário entendermos suas aspirações e intimidades, nada melhor do que ler poemas que expressam esse tipo de sentimento, vejamos algumas caracteristicas de Manaus:

a) mistura de gentes de todas as origens: "O grito do rio que me convoca deságua no bairro a mistura de absurdas origens. Nutre visagens e milagres: subúrbios".

b) saneamento básico sofrível: "A pretexto, o circuito das chuvas varre com apetite o aluguel dos quintais para o olho da rua... a cidade bebe a chuva pelos pés".

c) Os migrantes e as invasões: "a chuva sem-terra, como as gentes que chegam, sem terra, sobe pelas paredes...". "Vem o barco e chega ao porto tossindo as historias que veio apagando com a esponja lenta dos dias". "Ai, Este povo em fuga. Em pele e osso, tão peregrinos de tudo e tudo'. "... ridículas palafitas se empilham da noite para o dia como grafites no asfalto".

"Mas este é um cais que nao espera ninguém. Adeus".

d) As riquezas aqui produzidas vão para fora: "... o que poderia ser roubado roubaram-nos os que se foram. Entanto a resposta dos ausentes aos ausentes, mareada de oceanos e alfandegas, voa sobre a cerca e pousa".

e) Regiao Metropolitana, a Grande Manaus: "Quem são esses novos vizinhos que nomeiam marco e pólo; portas e passagens labirintos? A cidade engana quem a procura para ser um lugar. Tudo o que era longe dias e dias e noites, - bem pra lá da origem das origens - torna-se intimo assédio".

Conclusão: o destino da cidade é ser uma megalópole, mas não podemos permitir que ela devore o meio ambiente que é nosso maior patrimonio. Nao se realizará a profecia do autor que diz: "E assim a mata veste a camisa das massas. A mata, entenda-se ou mato, se preferir, nao a floresta índia, que ainda será morta".

continuarei em breve...


sábado, 21 de novembro de 2009

RECONTRUINDO OS MUROS DA FAMILIA

Israel foi constituído para ser um povo santo, referencial para todas as nações da terra. Os cidadãos de Israel seriam modelo para todos os demais cidadãos das outras nações e as famílias de Israel deveriam ser referenciais para todas as famílias da terra. A promessa do Senhor a Abraão incluía a bênção de ser referencia familiar para as nações, “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Isaque herda as promessas de seu pai e constitui família com Rebeca, escolhida dentre seu povo, debaixo da benção de seus pais e do acompanhamento do protetor Eliezer, aqui um tipo do Espírito Santo que nos orienta e nos guia em nossas jornadas de conquista. Jacó, filho de Isaque, passa a integrar o rol dos patriarcas a partir da perseverança em casar-se com a escolhida do Senhor para si, Raquel, filha de Labao, esta não herdou do pai a trapaça, antes se portou com dignidade a fim de ser esposa de nosso pai Jacó. Da descendência de Israel nasceram 12 filhos que se constituíram cabeças de famílias em Israel, dentre estes teve maior honra que seus irmãos, José, que primeiro foi rejeitado, invejado e vendido como escravo, mas 17 anos depois exaltado à posição de governo livra seu povo e todas as famílias da terra da fome e da miséria.
Em Moises e Josué Deus dá livramento e conquistas ao seu povo, ensina-lhe os Seus decretos e prepara-o para ser modelo de família para todas as nações. No entanto, quando já morrera Moises, Josué e os juízes a Nação de Israel cai nas mãos de reis incrédulos e que não conheciam o modelo que fora implantado em Abraão, Isaque e Jacó. A nação passa a viver longe dos decretos do Senhor e assim vivem em um estado de pecado e isolamento, todo pecado e rebelião leva ao isolamento espiritual, e como conseqüência, à miséria e destruição.
Neemias, e o mapeamento espiritual.
Por causa do pecado, Deus permitiu que os Assírios e Babilônios invadissem Jerusalém e destruíssem tudo o que encontrassem ali. Para que se cumprisse a profecia dita por Jeremias, por 70 anos Jerusalém foi habitada por chacais, e suas ruínas serviram de chacota e risos na boca das nações idolatras, aquela que era conhecida como cidade habitada, transformou-se num deserto arruinado e só.
a) A missão de reconstrução
“Tendo ouvido falar sobre as deploráveis condições de vida que prevaleciam na Judéia, ele foi a Jerusalém procurar melhorar tais condições”. (Champrin). Neemias tomou a missão de restaurar as muralhas de Jerusalém do breve espaço de 52 dias.(Ne.6.15).
b) A oposição à visão.
Como era de se esperar a visão de reedificar os muros que Neemias representava logo sofreu forte oposição. Os adversários declarados foram Sambalate e Tobias. Segundo Josefo “esses dois chegaram a apelar para a violência para impedir a reedificação, por causa disso, os reconstrutores tiveram que trabalhar com armas nas mãos, a fim de se proteger das possíveis investidas. Toda a sorte de intimidação foi utilizada por eles, Vejamos agora algumas das armas que o inimigo utiliza para enfraquecer nosso coração na nobre missão de reconstruir os muros da família:
Intimidacao: amedrontar os valentes de Deus.
Perseguicao: TIrar a paz da familia, que é a base para toda a prosperidade.
Difamacao: A arma mais antiga do diabo, ainda hoje é muito usada, mas toda arma forjada contra nós nao prospera, e toda lingua que se levantar em juizo contra nós será condenada.
Violencia: ameaças de morte. quando o dialogo acaba, acaba o respeito e o ambiente fica envenenado, é hora de ajustar o lar para os sonhos de Deus sejam restaurados.
Insinuacoes levianas: seus adversários, ao insinuarem que Neemias queria tornar-se um monarca independente em Judá, conseguiram fazer cessar temporariamente o trabalho de reconstrução e de reformas. (Ed. 4.2).

O que significa Familia:
Heb. “Mispãhãh”, “família, clã”. Aparece 300 vezes no AT hebraico. Está relacionada com a raiz verbal “siphãh”, que traz a idéia de que todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consangüinidade pertencem a família. Esse termo é utilizado para determinar a extensão da família de Raab que foi poupada em Jerico: “Tiraram tambem a todas as famílias e puseram-nos fora do arraial de Israel”. (Js. 6.23).
Gr. Oikós “habitação, casa”. Casa, família. Ocorre em 1Tm. 5.4.
Gr. Patria, “linhagem, parentela, tribo”. (Lc. 2.4)

De acordo com as definicoes acima, Familia é comunhao, comunidade, uniao, cumplicidade. Por isso é um alvo tao frequente do maligno, mas hoje em Canaa, Deus estabeleceu um novo tempo de fortalecimento e paz para as familias. Venha para Canaa e receba o resgate dos sonhos de Deus para sua familia.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MINISTRAÇAO: SAINDO DO EGITO, PARA NUNCA MAIS VOLTAR.

O povo de Israel era o povo que Deus havia escolhido através de Abraão para fazê-lo herdar a terra da promessa. No entanto entre a promessa e o cumprimento da promessa há uma peregrinação a ser feita. Os passos dentro dessa caminhada nos servem de exemplo para a nossa peregrinação até a terra da promessa. São princípios que nortearão a nossa conquista e que nos darão discernimento a respeito das ciladas dos nossos adversários. Por isso deleite-se na palavra e creia na promessa que o Senhor fez para ti e para a tua descendência.

A OPRESSAO NO EGITO SOBRE O POVO DA PROMESSA.

Vejamos algumas das formas de opressão que o povo da promessa sofreu no Egito:

Inveja. Os egípcios passaram a perseguir o povo de Israel porque este era próspero e sobremodo abençoado. “Porque eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e se fortaleceram muito”, tanto que encheram o país. (Ex. 1.7).
Tinham medo de perder o poder. Quando um líder só se preocupa com a manutenção do status quo e de seu conforto material então ele passa a negociar o essencial, que é a visão de Deus, e vive lutando pelo trono, a qualquer preço, até a morte. “O povo israelita é numeroso e mais forte do que nós”. (Ex. 1.9). “O plano do inimigo era: vamos ‘diminuí-los para que não lutem contra nós”.
Opressão e amarras ministeriais. Estabeleciam chefes de trabalhos forçados, ou seja, vigilância que amarra, limita e oprime. Pessoas que colocam tampas sobre o potencial dos outros e buscam diversas formas de minimizar o impacto ministerial dos discípulos para que não cresçam.Via de regra procuram falhas para criticar ou motivos fúteis para afrontar a liderança e enfraquecer o seu chamado.
Oprimir com tarefas pesadas. Tarefas pesadas são aquelas que são feitas sob pressão e não pelo convencimento do coração. Quando fazemos algo por amor e com alegria o resultado é sempre excelente. Na era da informação na qual vivemos não basta apenas informar, tem que convencer. Alvos e metas secas e sem o devido convencimento não prosperam e acabam sobrecarregando o líder da visão, isso é o que chamo de peso morto nas costas do líder da visão. A tradição é peso morto sobre o bom nadador. São pesos que oprimem e impedem o homem da visão de correr livremente.
Perseguição pessoal e ministerial. Quanto mais perseguidos, mais o povo se torna numeroso e mais se espalham. Moises passou de agressor a agredido, reconheceu a difícil prova pela qual tem que passar o líder da visão. Mesmo sendo um homem pesado de língua, precisou exercitar sua capacidade de resistir à aflições da alma para vencer as adversidades. Moises estava em evidencia, e por isso todos procuravam ocasião de acusá-lo e humilhá-lo. Vencer as adversidades é uma prova de caráter forte. Os Egipcios sujeitaram os hebreus a cruel escravidão, mas estes, mesmo debaixo de perseguição, não pararam de multiplicar-se exageradamente.
Matar os sonhos da geração que nasce. (v. 15).
· Ordenando parteiras a fim de matar os filhos logo no nascedouro.
· Matando a visão no coração do novo convertido logo quando nasce.
· Para quebrar o animo e para impedir a multiplicação.
· Solução: as hebréias são cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem às parteiras.


O NASCIMENTO DO LIDER DA VISAO.

“Pela fé Moises, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temerão o decreto do rei”. (Heb. 11. 23).

1. Descendente da casa de Levi.
Tribo genuína.
Classe sacerdotal que seria dispersa entre as outras tribos. (Nm. 1.47).
Levi, casa sacerdotal. Ex. 32. 26-29.

2. Os pais de Moisés eram cheio de fé.

Deram-lhe o nome de Moisés, Mosheh, que significa tirado das águas. Águas significa também multidões, ou seja, o líder da visão se destaca no meio de uma multidão.
Esconderam o filho por três meses. Representa o árduo trabalho da consolidação e discipulado que é feito pelos pais espirituais quando protegem seus filhos dos perigos que os possa fazer desviarem e os esconde da mira do inimigo.
Tinham visão. Viram que Moisés não era uma criança comum. Tinham uma expectativa nobre para a vida do filho. Apostaram suas próprias vidas para que seu filho pudesse crescer e se tornar aquilo que Deus havia projetado.
Eram colaboradores de Deus na chamada de Moises. O menino chorava alto, mostrando que seria um grande profeta.Ao verem que a criança tinha futuro e que Deus havia livrado Moises da morte, entenderam que Deus tinha um grande propósito naquela criança.
Cercaram Moises de intercessão. Colocaram o menino num cesto de junco. Assim como Jesus foi colocado numa manjedoura, morreu numa cruz e foi glorificado pelo pai.
Verdade: o crescimento da igreja tem um segredo: a multiplicação através de discípulos que fazem discípulos.

MOISÉS E OS CONFLITOS NA ALMA DE UM LIDER DA VISAO.

Ninguém nasce perfeito, mas é aperfeiçoado desde o seu nascimento. Foi exatamente isso que aconteceu com Moisés. Moises foi criado na alta corte egípcia e foi instruído em toda ciência daquele povo, no entanto ainda havia certas áreas de sua alma que precisavam ser tratadas:

IMPULSIVIDADE: Era impulsivo de tal maneira que beirava o desequilíbrio emocional. Essa falha no seu caráter foi tão evidente que o levou a matar um egípcio com um soco.
INSEGURANCA NAS DECISOES: Tratava-se de alguém que falava com dificuldades e não conseguia tomar decisões com segurança. Quando foi chamado por Deus alegou que era pesado de língua e que por isso precisava de alguém que falasse por ele.
ATIVISMO: São pessoas que vivem um constante estado de stress ministerial. Sempre se sentem impelidos e obrigados a fazer algo e não conseguem sossegar na alma e até mesmo na vida familiar tem conturbações e conflitos constantes. Via de regra sofrem dos sintomas do stress: dores no peito, distúrbios estomacais, noites mal dormidas e uma constante impaciência diante de imbróglios e problemas de maior complexidade.
STRESS DE MATERIAL: Os cientistas tentam medir o stress através de testes em laboratórios, onde submetem diversos tipos de materiais a variadas condições de pressão, temperatura e vibração. Os analistas seus efeitos nas estruturas de motores de carros e aviões.
A ciência e a resistência humana: testes em vôos espaciais, em câmaras de pressão no fundo dos oceanos e observando aqueles que

NÃO PERCA!!!

Queridos amigos do blog, a congregaçao CANAA da igreja evangelica assembleia de Deus do amazonas, realiza mais um CASAMENTO COLETIVO. E dessa vez será no mês de dezembro, fechando o ano com chave de ouro realizando o sonho de tantos casais compromissados, noivos e até mesmo que já estejem morando juntos, mas tem o sonho de receberem a bençao matrimonial.

Portanto, nao fique de fora!!! vc que deseja se legalizar em seu relacionamento conjugal, nos procure com antecedencia, entre em contato conosco pelos seguintes telefones:

3088-3986 falar com Frank David ou 9126-6584 falar com o Dimas.Através desses telefones vc terá todas as informaçoes necessárias quanto as doucumentaçoes e outros...

DATA DO CASAMENTO: 19 DE DEZEMBRO DE 2009.

OBRIGADO POR NOS ACOMPANHAR SEMPRE!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATENÇAO!!!

VEM AI MAIS UMA MEGA REDE DE CASAIS DA CONGREGAÇAO CANAA!

NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2009.

ÀS 19H NO AUDITÓRIO CANAA


MAIS INFORMAÇOES: 3088-3986/8802-3148/9126-6584/8163-8594


Faça já a sua reserva e de seu cônjuje GRATIS!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CONGRESSO CELULAR DA IEADAM NOS DIAS 04 E 05 DE SETEMBRO COM O TEMA "FIDELIDADE NA VISÃO"

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PROPÓSITO: O RESGATE DOS SONHOS NA VISAO

No domingo dia 01 de Novembro iniciamos em Canaa o propósito: o resgate dos sonhos na visao. Na noite de ontem ministrei sobre o termo Resgate, no Heb Ga'al: que significa reivindicar por intermedio de um parente proximo a restituicao dos sonhos e das conquistas que foram perdidas. O ano do Jubileu decretava que tudo o que fora vendido no tempo da dor, deveria ser restituido aos filhos no ano do jubileu, (Lv.25). No entanto era necessario um parente remidor para resgatar os sonhos e empreendimentos que foram perdidos nos anos de tribulaçao, afliçao e seguidão. Deus não permitia que os filhos herdassem a maldição dos pais, por causa disso Ele estabeleceu o ano do Jubileu para que houvesse restituicao sobre todas as familias de Israel. Nesse proposito que vai até o dia 13 de Dez, viveremos o resgate dos sonhos de Deus para nossas vidas, familias, ministerio, visao e sonhos.
Venha ao Canaa e participe desse proposito que vai resgatar os sonhos da visao de Deus para voce. Certamente voce jamais será o mesmo. Todos os domingos, a partir das 18h no Auditorio Canaa.