sábado, 21 de novembro de 2009

RECONTRUINDO OS MUROS DA FAMILIA

Israel foi constituído para ser um povo santo, referencial para todas as nações da terra. Os cidadãos de Israel seriam modelo para todos os demais cidadãos das outras nações e as famílias de Israel deveriam ser referenciais para todas as famílias da terra. A promessa do Senhor a Abraão incluía a bênção de ser referencia familiar para as nações, “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Isaque herda as promessas de seu pai e constitui família com Rebeca, escolhida dentre seu povo, debaixo da benção de seus pais e do acompanhamento do protetor Eliezer, aqui um tipo do Espírito Santo que nos orienta e nos guia em nossas jornadas de conquista. Jacó, filho de Isaque, passa a integrar o rol dos patriarcas a partir da perseverança em casar-se com a escolhida do Senhor para si, Raquel, filha de Labao, esta não herdou do pai a trapaça, antes se portou com dignidade a fim de ser esposa de nosso pai Jacó. Da descendência de Israel nasceram 12 filhos que se constituíram cabeças de famílias em Israel, dentre estes teve maior honra que seus irmãos, José, que primeiro foi rejeitado, invejado e vendido como escravo, mas 17 anos depois exaltado à posição de governo livra seu povo e todas as famílias da terra da fome e da miséria.
Em Moises e Josué Deus dá livramento e conquistas ao seu povo, ensina-lhe os Seus decretos e prepara-o para ser modelo de família para todas as nações. No entanto, quando já morrera Moises, Josué e os juízes a Nação de Israel cai nas mãos de reis incrédulos e que não conheciam o modelo que fora implantado em Abraão, Isaque e Jacó. A nação passa a viver longe dos decretos do Senhor e assim vivem em um estado de pecado e isolamento, todo pecado e rebelião leva ao isolamento espiritual, e como conseqüência, à miséria e destruição.
Neemias, e o mapeamento espiritual.
Por causa do pecado, Deus permitiu que os Assírios e Babilônios invadissem Jerusalém e destruíssem tudo o que encontrassem ali. Para que se cumprisse a profecia dita por Jeremias, por 70 anos Jerusalém foi habitada por chacais, e suas ruínas serviram de chacota e risos na boca das nações idolatras, aquela que era conhecida como cidade habitada, transformou-se num deserto arruinado e só.
a) A missão de reconstrução
“Tendo ouvido falar sobre as deploráveis condições de vida que prevaleciam na Judéia, ele foi a Jerusalém procurar melhorar tais condições”. (Champrin). Neemias tomou a missão de restaurar as muralhas de Jerusalém do breve espaço de 52 dias.(Ne.6.15).
b) A oposição à visão.
Como era de se esperar a visão de reedificar os muros que Neemias representava logo sofreu forte oposição. Os adversários declarados foram Sambalate e Tobias. Segundo Josefo “esses dois chegaram a apelar para a violência para impedir a reedificação, por causa disso, os reconstrutores tiveram que trabalhar com armas nas mãos, a fim de se proteger das possíveis investidas. Toda a sorte de intimidação foi utilizada por eles, Vejamos agora algumas das armas que o inimigo utiliza para enfraquecer nosso coração na nobre missão de reconstruir os muros da família:
Intimidacao: amedrontar os valentes de Deus.
Perseguicao: TIrar a paz da familia, que é a base para toda a prosperidade.
Difamacao: A arma mais antiga do diabo, ainda hoje é muito usada, mas toda arma forjada contra nós nao prospera, e toda lingua que se levantar em juizo contra nós será condenada.
Violencia: ameaças de morte. quando o dialogo acaba, acaba o respeito e o ambiente fica envenenado, é hora de ajustar o lar para os sonhos de Deus sejam restaurados.
Insinuacoes levianas: seus adversários, ao insinuarem que Neemias queria tornar-se um monarca independente em Judá, conseguiram fazer cessar temporariamente o trabalho de reconstrução e de reformas. (Ed. 4.2).

O que significa Familia:
Heb. “Mispãhãh”, “família, clã”. Aparece 300 vezes no AT hebraico. Está relacionada com a raiz verbal “siphãh”, que traz a idéia de que todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consangüinidade pertencem a família. Esse termo é utilizado para determinar a extensão da família de Raab que foi poupada em Jerico: “Tiraram tambem a todas as famílias e puseram-nos fora do arraial de Israel”. (Js. 6.23).
Gr. Oikós “habitação, casa”. Casa, família. Ocorre em 1Tm. 5.4.
Gr. Patria, “linhagem, parentela, tribo”. (Lc. 2.4)

De acordo com as definicoes acima, Familia é comunhao, comunidade, uniao, cumplicidade. Por isso é um alvo tao frequente do maligno, mas hoje em Canaa, Deus estabeleceu um novo tempo de fortalecimento e paz para as familias. Venha para Canaa e receba o resgate dos sonhos de Deus para sua familia.