MINISTRAÇAO: SAINDO DO EGITO, PARA NUNCA MAIS VOLTAR.
O povo de Israel era o povo que Deus havia escolhido através de Abraão para fazê-lo herdar a terra da promessa. No entanto entre a promessa e o cumprimento da promessa há uma peregrinação a ser feita. Os passos dentro dessa caminhada nos servem de exemplo para a nossa peregrinação até a terra da promessa. São princípios que nortearão a nossa conquista e que nos darão discernimento a respeito das ciladas dos nossos adversários. Por isso deleite-se na palavra e creia na promessa que o Senhor fez para ti e para a tua descendência.
A OPRESSAO NO EGITO SOBRE O POVO DA PROMESSA.
Vejamos algumas das formas de opressão que o povo da promessa sofreu no Egito:
Inveja. Os egípcios passaram a perseguir o povo de Israel porque este era próspero e sobremodo abençoado. “Porque eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e se fortaleceram muito”, tanto que encheram o país. (Ex. 1.7).
Tinham medo de perder o poder. Quando um líder só se preocupa com a manutenção do status quo e de seu conforto material então ele passa a negociar o essencial, que é a visão de Deus, e vive lutando pelo trono, a qualquer preço, até a morte. “O povo israelita é numeroso e mais forte do que nós”. (Ex. 1.9). “O plano do inimigo era: vamos ‘diminuí-los para que não lutem contra nós”.
Opressão e amarras ministeriais. Estabeleciam chefes de trabalhos forçados, ou seja, vigilância que amarra, limita e oprime. Pessoas que colocam tampas sobre o potencial dos outros e buscam diversas formas de minimizar o impacto ministerial dos discípulos para que não cresçam.Via de regra procuram falhas para criticar ou motivos fúteis para afrontar a liderança e enfraquecer o seu chamado.
Oprimir com tarefas pesadas. Tarefas pesadas são aquelas que são feitas sob pressão e não pelo convencimento do coração. Quando fazemos algo por amor e com alegria o resultado é sempre excelente. Na era da informação na qual vivemos não basta apenas informar, tem que convencer. Alvos e metas secas e sem o devido convencimento não prosperam e acabam sobrecarregando o líder da visão, isso é o que chamo de peso morto nas costas do líder da visão. A tradição é peso morto sobre o bom nadador. São pesos que oprimem e impedem o homem da visão de correr livremente.
Perseguição pessoal e ministerial. Quanto mais perseguidos, mais o povo se torna numeroso e mais se espalham. Moises passou de agressor a agredido, reconheceu a difícil prova pela qual tem que passar o líder da visão. Mesmo sendo um homem pesado de língua, precisou exercitar sua capacidade de resistir à aflições da alma para vencer as adversidades. Moises estava em evidencia, e por isso todos procuravam ocasião de acusá-lo e humilhá-lo. Vencer as adversidades é uma prova de caráter forte. Os Egipcios sujeitaram os hebreus a cruel escravidão, mas estes, mesmo debaixo de perseguição, não pararam de multiplicar-se exageradamente.
Matar os sonhos da geração que nasce. (v. 15).
· Ordenando parteiras a fim de matar os filhos logo no nascedouro.
· Matando a visão no coração do novo convertido logo quando nasce.
· Para quebrar o animo e para impedir a multiplicação.
· Solução: as hebréias são cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem às parteiras.
O NASCIMENTO DO LIDER DA VISAO.
“Pela fé Moises, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temerão o decreto do rei”. (Heb. 11. 23).
1. Descendente da casa de Levi.
Tribo genuína.
Classe sacerdotal que seria dispersa entre as outras tribos. (Nm. 1.47).
Levi, casa sacerdotal. Ex. 32. 26-29.
2. Os pais de Moisés eram cheio de fé.
Deram-lhe o nome de Moisés, Mosheh, que significa tirado das águas. Águas significa também multidões, ou seja, o líder da visão se destaca no meio de uma multidão.
Esconderam o filho por três meses. Representa o árduo trabalho da consolidação e discipulado que é feito pelos pais espirituais quando protegem seus filhos dos perigos que os possa fazer desviarem e os esconde da mira do inimigo.
Tinham visão. Viram que Moisés não era uma criança comum. Tinham uma expectativa nobre para a vida do filho. Apostaram suas próprias vidas para que seu filho pudesse crescer e se tornar aquilo que Deus havia projetado.
Eram colaboradores de Deus na chamada de Moises. O menino chorava alto, mostrando que seria um grande profeta.Ao verem que a criança tinha futuro e que Deus havia livrado Moises da morte, entenderam que Deus tinha um grande propósito naquela criança.
Cercaram Moises de intercessão. Colocaram o menino num cesto de junco. Assim como Jesus foi colocado numa manjedoura, morreu numa cruz e foi glorificado pelo pai.
Verdade: o crescimento da igreja tem um segredo: a multiplicação através de discípulos que fazem discípulos.
MOISÉS E OS CONFLITOS NA ALMA DE UM LIDER DA VISAO.
Ninguém nasce perfeito, mas é aperfeiçoado desde o seu nascimento. Foi exatamente isso que aconteceu com Moisés. Moises foi criado na alta corte egípcia e foi instruído em toda ciência daquele povo, no entanto ainda havia certas áreas de sua alma que precisavam ser tratadas:
IMPULSIVIDADE: Era impulsivo de tal maneira que beirava o desequilíbrio emocional. Essa falha no seu caráter foi tão evidente que o levou a matar um egípcio com um soco.
INSEGURANCA NAS DECISOES: Tratava-se de alguém que falava com dificuldades e não conseguia tomar decisões com segurança. Quando foi chamado por Deus alegou que era pesado de língua e que por isso precisava de alguém que falasse por ele.
ATIVISMO: São pessoas que vivem um constante estado de stress ministerial. Sempre se sentem impelidos e obrigados a fazer algo e não conseguem sossegar na alma e até mesmo na vida familiar tem conturbações e conflitos constantes. Via de regra sofrem dos sintomas do stress: dores no peito, distúrbios estomacais, noites mal dormidas e uma constante impaciência diante de imbróglios e problemas de maior complexidade.
STRESS DE MATERIAL: Os cientistas tentam medir o stress através de testes em laboratórios, onde submetem diversos tipos de materiais a variadas condições de pressão, temperatura e vibração. Os analistas seus efeitos nas estruturas de motores de carros e aviões.
A ciência e a resistência humana: testes em vôos espaciais, em câmaras de pressão no fundo dos oceanos e observando aqueles que
A CHUVA
Há 9 anos