domingo, 16 de setembro de 2012

A importância de um mentor na visão


"e o que de mim ouviste, entre muitas testemunhas, confia o a homens fieis, que sejam idôneos, para também ensinarem os outros". (2 Tm. 2.2).

Um dos métodos de liderança mais eficazes do apóstolo Paulo foi a mentoracao. Antes de Timóteo tornar se um grande apóstolo na igreja do novo testamento, ele foi discípulo do seu mentor, o apóstolo Paulo.
Mentoear eh conhecer o principio da multiplicação da liderança.
A igreja de hoje perdeu o grande avivamento da visão que começou em 2000 se manteve ate meados de 2009.
A partir de 2010, devido as conveniências político eclesiásticas houve um evidente esfriamento no espirito da visão e hoje, infelizmente, a visão se tornou plataforma de discurso vazio, sem resultados, de lideres que pregam a visão, mas não vivem a visão.
O reavivamento da visão passa necessariamente pela restauração da voz profética, autoridade apostólica e ação dos verdadeiros mentores.
Mentor eh um líder/treinador espiritual que dedica tempo e energia para partilhar crescimento pessoal e habilidades ministeriais e administrativas com um discípulo (filho/filha espiritual). Exemplo de Paulo e Timóteo (1tm. 1.18).
Quem deve ser mentoreado? Discípulos com habilidades de liderança obvias, aquele que quando recebe uma missão cumpre com zelo e excelência, forma equipes e se mantém pronto a aprender e crescer na visão.

Vejamos agora alguns princípios básicos para uma mentoracao eficaz:

1) mentoracao através da unção e da experiência. O mentor eficaz incentiva os discípulos liderando os pacientemente através de continuas experiências instrutivas e praticas. (2 Tm. 1.13).
2) Mentoracao atraves da vida pessoal do líder, exemplo. O exemplo de vida do líder modela o discípulo. O como eh mais bem ensinado por um confiante quem. (2 Tm. 1.3).
3) Mentores são lideres que avivam. Eles fazem com que sintamos que vale a pena. Paulo encorajou Timóteo a seguir no ministério com ousadia (1 ts. 3.2). Faca com que seu mentoreado saiba que você que você reconhece e aprecia os esforços feitos, eh uma maneira de investir nos futuros lideres.
4) Mentores são transparentes. Paulo não tinha medo de compartilhar as tragédias como também os triunfos. (2 Tm. 3. 10,11). Nada de otimismo exagerado, os discípulos precisam entender que "os campos brancos para a ceifa" tem alguns espinhos.
5) mentores são guardiões da visão. "guarda o deposito que te foi confiado" (1 Tm. 6.20). Há peso nessa missão de guardar a visão, o mentor preserva a visão contra as ameaças. Mas se alegram os frutos da visão.
Conclusão: multiplicar o ministério da visão em outras pessoas eh um privilegio incomparável, deixe seu legado e serás um mentor inesquecível!