quarta-feira, 11 de julho de 2018

NIETZCHE E A INSATISFAÇÃO COM AS INJUSTIÇAS

NIETZCHE E A AFIRMAÇÃO CATEGÓRICA DA INSATISFAÇÃO  COM AS INJUSTIÇAS

A luta contra elites antiquadas que mantem as massas aprisionadas a pensamentos mesquinhos foi o principal embate do filosofo em seu tempo.
Atribui-se a Nietzche a ideia de que ele mais desejava a guerra do que a paz, o que não é de todo errado. porem, ele não estava interessado na destruição de vidas, civilizações e sociedades, mas de uma ordem de valores ultrapassados que serviam tao somente para promover elites e mante-las no topo da piramide do poder.
As zonas de conforto combatidas por Nietzche podem ser comparadas aos nichos de privilégios que os agentes, corporações e instituições publicas procuram manter a todo custo.
O fato de um juiz de chão julgar e condenar um réu com base em delações não afirmadas em provas e construir narrativas fantásticas, utilizando-se do imaginário popular como respaldo, faria Nietzche imprimir suas ideias com indignação extrema. Principalmente ao ponderar que o Juiz que julga com tamanha rigidez é o mesmo que se utiliza de um auxilio moradia, justificando-o como uma forma de aumento de salario, sendo que o mesmo tem casa própria e salario altíssimo, muitas vezes até furando teto constitucional.
O fato de um ex-presidente da Republica, com enorme popularidade, ser julgado por uma câmara de três desembargadores, cujos votos condenatórios são unanimes, entrosados e mais harmônicos do que um sinfonia de Mozart, deveria fazer disparar o disconfiômetro da população. Ainda mais por tal condenação ter sido concluída em segunda instancia em tempo recorde e em ano eleitoral, eleição essa cujas pesquisas de intenção de votos colocam o condenado em primeiro lugar e como grande favorito para vencer.
"Tempos dificeis", murmura um cansado ministro do STF. Tempos estranhos a democracia esses de agora! Repercuto eu com os meus botos, que pela roupa que uso se restringe a dois que seguem grudados a malha pela parte de dentro, sem qualquer serventia no momento e no futuro.
a menos que alguem desfrute de uma vantagem intelectual inigualavel fica dificil prever o que se dará no futuro dessa nação,